Excerpt: 

Este caderno é para você, sua família e sua igreja. Leia devagar, pense no que você está lendo, converse com sua família e amigos/as, mas, sobretudo, coloque-o em prática.

  1. Deus é amor, e todos/as nós fomos criados à Sua imagem. Portanto, todos/as nós temos a mesma dignidade. El O Cristianismo sempre acreditou1 que Deus ama todas as pessoas, sempre e em todas as partes, sem limites, incondicionalmente e sem exceções.
  2. Por quê? Porque os cristãos/ãs sempre acreditaram que Deus é amor compassivo: e se Deus é amor, então Deus não pode jamais agir com nenhum outro motivo ou conduta contrária ao amor.
  3.  Se Deus atuasse com qualquer razão ou comportamento contrário ao amor, Deus deixaria de ser Deus … e isso é impossível. Por tanto, os/as cristãos/ãs sempre confiaram que Deus perdoa e compreende. Por isso também, o mandamento principal e mais importante que Jesus nos ensinou foi a amar a Deus e ao próximo—especialmente sem olhar quem é o próximo a quem amamos.
  4. Jesus acusou duramente de hipócritas aqueles que primeiro olhavam quem era o próximo e como este se comportava antes de amá-lo/a.